Se você tem apenas a graduação, deseja se aprofundar em alguma área do conhecimento e gosta da possibilidade de trabalhar como professor e pesquisador, chegou a hora de pensar em ingressar no mestrado – o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu.
Normalmente, o curso tem duração de dois anos e você vai precisar dedicar bastante tempo às aulas e à produção da dissertação para concluir o curso. É imprescindível ter um orientador para ajudá-lo nas pesquisas que antecedem à confecção do texto da tese.
Além de proporcionar o aprofundamento em uma determinada área, o mestrado prepara o profissional para lecionar em cursos de graduação de faculdades e universidades. Junto com as aulas, ele estará preparado para se dedicar a atividades de pesquisa caso queira ou seja exigido.
Pesquisa
No Brasil, a maioria dos cursos de mestrado é formada por professores doutores que possuem suas próprias linhas de pesquisa e bastante experiência na sua área de atuação. O aluno deve propor um projeto de pesquisa para entrar em um programa de mestrado que seja de seu interesse (é possível consultar uma lista com todos os programas de pós-graduação existentes no Brasil em CAPES).
O estudante de mestrado, após ingressar em um programa e com a orientação de um professor doutor, faz pesquisas que culminam em uma dissertação. Essa dissertação tem um assunto central, escolhido pelo aluno e em consonância com a linha de pesquisa do orientador. A metodologia científica deve ser adequada para fazer o trabalho e também é aprendida durante as aulas teóricas do curso.
Durante o mestrado, as disciplinas exploram conteúdos avançados e exigem bastante pesquisa bibliográfica, leitura e interpretação de textos científicos. E a pesquisa pode ser feita por meio de estudos de caso, atividades de laboratório ou pesquisas de campo.
Inglês
Dominar o idioma é muito importante para quem quer ingressar nesse tipo de curso. Durante as atividades de pesquisa, o aluno tem contato com muito material de outros países e a maioria dos artigos e revistas científicas mais importantes do mundo são escritas em inglês. A pesquisa científica transcende fronteiras e, por isso, o inglês não pode ser uma barreira para a aquisição e transmissão de conhecimento.
Defesa de tese
O diploma de mestre só é emitido depois da defesa de tese e aprovação da banca examinadora, geralmente composta por três professores – o orientador e mais dois convidados. A banca avalia se o aluno tem capacidade para fazer um trabalho autônomo, seguindo regras de pesquisa científica e desenvolvendo um trabalho relevante na área que escolheu para estudar.
Cursos de pós-graduação: saiba as diferenças
Saiba por que é importante fazer uma pós-graduação
Financiamento para doutorado e mestrado: não adie mais a decisão de ganhar mais