Nas últimas décadas, as empresas têm sentido a necessidade de promover a capacitação contínua dos seus funcionários, por causa das transformações aceleradas da atualidade. E, para promover isso, muitas organizações investem em universidades corporativas. É neste ambiente, que pode ser físico ou apenas virtual, que os colaboradores encontram as ferramentas para se desenvolverem profissionalmente, ampliando sua produtividade. As empresas ficam tão satisfeitas com os resultados e o maior engajamento das equipes, que buscam até mesmo linhas de crédito específicas para esse tipo de investimento.
O Brasil já tem mais de 300 universidades corporativas. É uma estratégia que está ganhando espaço no mundo corporativo porque todo mundo ganha. A empresa consegue reter talentos, reduzir custos, criar uma vantagem competitiva e suprir a demanda por treinamento estratégico e objetivo. O funcionário se desenvolve e aumenta suas chances de crescer junto com o negócio.
Você sabe o que é uma universidade corporativa?
Uma universidade corporativa pode ser definida como “um guarda-chuva estratégico para desenvolvimento e educação de funcionários, clientes e fornecedores, buscando otimizar as estratégias organizacionais”, segundo Jeanne Meister, da Corporate Universities Xchange. Pode-se dizer, até mesmo, que é uma instituição de educação. Ligada a empresas privadas ou públicas, tem como objetivo capacitar colaboradores, qualificando mão de obra de forma rápida e estratégica.
É importante ficar claro que uma universidade corporativa não funciona da mesma forma que uma universidade tradicional, embora possua algumas semelhanças. Uma universidade corporativa é sempre controlada em sua totalidade por uma empresa, para atender suas demandas e seus desafios internos. Além disso, seus cursos não precisam ser regulamentados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), assim como acontece nas instituições de ensino.
Como implementar uma universidade corporativa?
Não é fácil criar uma universidade corporativa. É preciso planejamento e estratégia e seguir um passo a passo que, resumidamente, é o levantamento das necessidades, a criação de identidade visual e campanha de endomarketing para o envolvimento do grupo, e o desenvolvimento do programa (estruturação dos conteúdos e criação dos materiais de apoio).
Planejamento minucioso
Antes de sair investindo em uma Universidade Corporativa, é preciso planejar cuidadosamente como será sua implementação, do que você vai precisar e quanto terá que investir para que sua ideia saia do papel.
Em primeiro lugar, saiba quais são as principais características do seu público-alvo, conheça a fundo seus colaboradores. Em seguida, identifique quais conhecimentos e habilidades seus colaboradores precisam adquirir e desenvolver para a empresa crescer. Por último, faça um esboço dos cursos, detalhando o que poderia ser ensinado em cada aula.
Lembre-se que é fundamental ter o comprometimento da equipe de recursos humanos para a implementação de uma universidade corporativa.
Escolha os melhores recursos de tecnologia
Os recursos da educação a distância são os mais utilizados hoje nas universidades corporativas. Você precisa ter em seu quadro de funcionários pessoas que entendam desses recursos, ou poderá terceirizar o serviço com uma empresa especializada em treinamentos corporativos.
Na educação a distância, utilizam-se videoaulas, material de apoio em pdf para download, testes e provas on-line. Os colaboradores podem acessar o conteúdo de qualquer lugar e no melhor horário, de acordo com a rotina de trabalho.
A empresa precisa estar preparada para lidar com todas essas tecnologias, garantindo que seus funcionários tenham acesso a materiais de qualidade. Lembre-se também da importância da segurança. Os conteúdos precisam estar protegidos, para que fiquem realmente restritos aos seus colaboradores.
Investimento e crédito
Criar uma Universidade Corporativa é um investimento em capital humano e que refletirá no crescimento da sua empresa. Mas você precisa mensurar quanto isso vai custar. Reflita se a sua empresa tem estrutura para montar e manter essa instituição.
E se você precisa de crédito financeiro para montar a sua Universidade Corporativa, conheça a Intersector, fintech especializada em financiamento de pós-graduação e MBA. A Intersetor também fornece crédito para empresas que desejam implementar Universidades Corporativas, mas não tem todo o recurso disponível em caixa.
Saiba mais sobre a Intersector, clicando aqui, e tire sua Universidade Corporativa do mundo das ideias!