Todas as instituições de ensino privadas enfrentam o mesmo desafio todo início de semestre: a captação de alunos para escolas. Depois de décadas de crescimento exponencial de matrículas e o surgimento de novas escolas de pós-graduação, há alguns anos o Brasil enfrenta uma crise severa também no setor educacional.
Inúmeras instituições deixaram de existir e aquelas que ainda resistem à crise econômica precisam se reinventar o tempo todo para se manterem ativas e lucrativas.
É possível perceber que a concorrência está cada vez mais acirrada. Por isso, a instituição que quer continuar crescendo e se destacando no mercado precisa dar alguns passos importantes para ter sucesso na captação de alunos. Mas você sabe como fazer isso?
Passo 1 – Invista em marketing e conheça seu público-alvo
Toda empresa precisa saber a fundo as principais características do seu público-alvo, bem como suas expectativas e necessidades. E isso também é válido para as escolas de pós-graduação.
Você vai precisar se comunicar com esse público e, para fazer isso da forma mais assertiva possível, precisa estudá-lo e muito.
O marketing faz isso por meio do estudo de personas, no qual se definem personagens que possuem características reais. Essas personas representam o público que você quer atrair para a sua instituição e para o qual você deverá direcionar suas estratégias de comunicação e marketing.
Há, por exemplo, ferramentas que podem ser usadas para mapear e possibilitar o acesso a dados sobre pessoas interessadas em fazer uma pós-graduação ou MBA.
Passo 2 – Avalie e redefina seu discurso para ampliar a captação de alunos para escolas
Depois de fazer o estudo de personas, você pode perceber que o seu discurso não está muito alinhado com as expectativas do público. Então você precisa redirecionar seus esforços e emitir a mensagem correta.
Quase todas as instituições de ensino gostam muito de falar sobre seu corpo docente, método de ensino, descontos, estrutura e mensalidades acessíveis. Mas, que tal mudar um pouco esse discurso? Talvez seu público queira saber mais de resultados práticos, do que a sua instituição entrega de valor para os alunos.
Fazer uma pós-graduação é uma decisão importante na vida do profissional, porque envolve mudanças na rotina e, dependendo do curso, alto investimento financeiro.
Para tomar a decisão de fazer a matrícula, o candidato quer saber de resultados: quanto ele poderá melhorar seu salário fazendo aquele curso, como sua carreira será alavancada depois de obter o diploma e como a instituição de ensino escolhida está ajudando a agregar valor na vida profissional dos seus alunos.
Seja assertivo e divulgue esses dados!
Passo 3 – Comece agora a adotar boas práticas em marketing
Toda instituição de ensino precisa de um planejamento estratégico para realizar ações produtivas de marketing. Algumas boas práticas são recomendadas para otimizar a captação de alunos para escolas:
- Focar no monitoramento e métricas bem-sucedidas para avaliar se você está no caminho certo ou se precisa adaptar suas estratégias para ter mais sucesso;
- Posicionar a marca da instituição em mídias próprias, como site e blogs, e redes sociais para incentivar o engajamento do público, mantendo-o informado sobre a relevância da sua escola;
- Mantenha os times de marketing e vendas sempre alinhados em suas ações. Lembre-se que um não consegue sobreviver sem o outro.
Passo 4 – Ofereça crédito estudantil e divulgue esse diferencial
Pense na possibilidade de fazer parceria com uma instituição de crédito estudantil. Oferecer esse diferencial para o seu público pode ser uma estratégia infalível para melhorar a captação de alunos para escolas. E não se esqueça de usar esse diferencial nas estratégias de marketing.
A Intersector é uma fintech especializada em financiamento estudantil para pós-graduação e MBA e já possibilitou que centenas de profissionais realizassem o desejo de voltar a estudar.
Saiba como você pode se tornar um parceiro da Intersector.
Conheça o case de sucesso de uma instituição de ensino parceira da Intersector.