No início deste ano, o Relatório da Comissão Global para o Futuro do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho) concluiu que o avanço tecnológico, em especial a inteligência emocional e automação, serão responsáveis pela criação de novos empregos. No entanto, para que essas novas oportunidades criadas pela tecnologia sejam aproveitadas, é imprescindível que os trabalhadores sejam constantemente qualificados. A educação continuada, por meio de cursos de pós-graduação, é um caminho importante para se manter atualizado.
A educação continuada é um conceito que prega a constante atualização do profissional. A aprendizagem contínua garante que ele não fique parado no tempo, correndo o risco de ser até mesmo substituído por robôs ou outros profissionais mais atualizados.
Uma das formas de colocar em prática esse conceito é cursar uma pós-graduação. Mas você sabe quais são os tipos de cursos de pós-graduação que existem hoje e qual deles é o mais adequado para a sua necessidade? Nem sempre o curso que o seu amigo faz é o melhor para atender o seu perfil. O primeiro passo para fazer a escolha correta é conhecer as modalidades existentes de cursos de pós-graduação.
Tipos de cursos de pós-graduação
É preciso escolher entre cursos stricto sensu e lato sensu. Os cursos stricto sensu são os mestrados acadêmicos, mestrados profissionais, doutorados e pós-doutorados. Já os cursos lato sensu são as especializações e os MBAs.
Os programas stricto sensu são ideais para quem quer investir na carreira acadêmica tornando-se pesquisador ou professor universitário. É possível fazer esses cursos e continuar trabalhando em empresas, porém o diploma stricto sensu é imprescindível para evoluir no meio acadêmico.
Esses cursos são exigentes e estimulam a reflexão teórica, levando os alunos para um nível de conhecimento mais profundo sobre o tema escolhido.
Já quem tem uma rotina diária de trabalho, e precisa fazer um aperfeiçoamento profissional, se encaixa melhor nos cursos lato sensu. Nesses programas, o objetivo é a aplicação prática do conhecimento, além de gerar competências específicas. A intenção do aluno pode ser mudar de área profissional ou se candidatar a um novo cargo dentro da empresa em que trabalha.
Depois de definir o tipo de curso que melhor se encaixa na sua rotina, é hora de buscar informações.
Saiba como você pode financiar sua especialização.
Veja depoimento de quem já financiou uma pós e MBA.
Cursos de pós-graduação lato sensu: especialização e MBA
A especialização é ideal para quem busca atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos e científicos na sua área de atuação. É ideal para quem não quer ou não pode se dedicar todos os dias aos estudos. Normalmente, as aulas acontecem em um único dia da semana, ajudando a não comprometer a rotina de trabalho. Também atende quem não tem a pretensão de se dedicar a atividades intensas de pesquisa, e deseja ascender profissionalmente. O aluno torna-se especialista.
MBA significa Master in Business Administration e é uma especialização na área gerencial ou administrativa. É muito procurado por empreendedores, executivos e profissionais que atuam no mundo corporativo. Cursar um MBA é ideal para quem deseja ocupar cargos de comando dentro de empresas e precisa encaixar os estudos nos intervalos do trabalho.
Cursos de pós-graduação stricto sensu: mestrado, mestrado profissional, doutorado e pós-doutorado
O mestrado profissional credencia o aluno para seguir a carreira acadêmica, tornando-o mestre, mas o foco é no mercado de trabalho. Aprofunda conhecimentos científicos e tecnológicos de acordo com a área escolhida e que são úteis para o mercado de trabalho. É bom para quem gosta muito de estudar e fazer pesquisa, mas não quer seguir a carreira acadêmica.
Já o mestrado forma pesquisadores e professores da educação superior com diploma de mestre. É para quem adora estudar e tem disponibilidade para se dedicar diariamente aos estudos.
O doutorado forma pesquisadores e professores universitários, explorando temas com grande complexidade e profundidade. Confere o título de doutor para o aluno.
O pós-doutorado não é exatamente um curso, é uma extensão de uma pesquisa, também chamada de pós-doc. Ao final do curso, o aluno deve elaborar um relatório, artigo científico ou inovação de um produto ou tecnologia.
Agora que você já conhece todos os tipos de pós-graduação, comece a investir na sua carreira. A Intersector tem o serviço de financiamento ideal para você. Saiba mais em https://conteudos.intersector.com.br/financiamento-pos-mba.