A captação de alunos representa um desafio para a maior parte das escolas, cursos técnicos e universidades. Afinal, este é um processo um tanto complexo, que começa com a busca dos interessados, passando pela negociação e termina quando a matrícula e as formas de pagamento são devidamente efetuadas.
Nesta situação, é comum que as escolas consigam um bom número de interessados, mas sem conseguir convertê-los em alunos. Por isso, separamos 5 passos para você atrair alunos para a sua instituição. Confira!
1- Identifique qual é o perfil do seu aluno
Identificar qual é o perfil do aluno que você deseja trazer para a sua instituição é fundamental para começar um bom trabalho de capacitação. Se este público alvo não estiver claramente definido pode trazer problemas para a divulgação e a até mesmo na escolha das formas de divulgação.
2- Defina o melhor canal para se conectar com seus alunos
Com um público alvo previamente definido, o segundo passo é saber quais mídias os futuros alunos acessam com maior frequência, quais são seus interesses e de que forma esse conteúdo poderá ser divulgado.
Além das plataformas digitais é válido que exista o contato pessoal. Muitos alunos preferem ter um atendimento exclusivo para conhecer ainda mais sobre os professores, grade e até mesmo cursos disponíveis.
3- Seja uma instituição que incentive financeiramente seu aluno
Muitas pessoas podem demonstrar interesse ou até entrar em contato com você, mas sem ter condições de efetuar a matrícula, seja por motivos financeiros ou por falta de conhecimento em inúmeras opções de financiamento estudantil oferecidos pelo mercado. Ter a Intersector FIDC como parceira da sua instituição é uma excelente forma de oferecer para seu futuro aluno uma forma rápida e fácil de financiar o curso com ótimas taxas.
4- Crie conteúdo que seja relevante!
Ter um conteúdo que prenda a atenção do seu público alvo é fundamental. Sem um conteúdo de qualidade e que ofereça conhecimento específico, você não conseguirá atrair a atenção dos seus alunos interessados, e assim, pode perder a chance de captá-los.
Ofereça um conteúdo que esteja relacionado as áreas de graduação, pós-graduação ou técnico que a sua instituição oferece. Disponibilize e-books, guias e até mesmo opções para que o estudante conheça as grades e histórias de sucesso dos alunos que já se formaram e conquistaram um lugar no mercado de trabalho.
5- Ouça o que seus alunos e interessados têm a dizer sobre você
Além de implementar estratégias digitais e saber como atrair a atenção do seu público alvo, saber o que ele tem a dizer sobre a sua instituição de ensino é um diferencial. Dessa forma, você terá conhecimento sobre o que está faltando para que sua captação de alunos decole cada vez mais.
O mais interessante das redes sociais é que elas permitem este tipo de ação de forma simples e eficaz, sem ser invasivo ou inconveniente, podendo ser por um e-mail marketing, enquetes, por participação em grupo de discussões ou até criar um espaço na página do seu negócio onde seus alunos e candidatos podem compartilhar opiniões.
Quer saber mais sobre as diversas opções em financiamento estudantil e parcerias que a Intersector FIDC pode oferecer para a sua instituição de ensino? Assine nossa newsletter e fique por dentro das notícias!