Programas e ações como o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – e o Programa de Cotas aumentou a procura dos calouros por uma universidade e garantiu o acesso aos cursos superiores no Brasil. Segundo dados do Ministério da Educação, o país oferece 33 mil cursos de graduação em 2.364 instituições de ensino superior mantendo quase 9 mil alunos matriculados em todos os estados brasileiros.

Porém, a grande dificuldade identificada na pesquisa é a queda na taxa de permanência desses alunos nas instituições. Os dados apurados mostram que só 42,1% das vagas regulares estão preenchidas enquanto 13,5% representam vagas remanescentes.

Entre as justificativas levantadas, a falta de recursos financeiros é considerada. Por isso, trouxemos neste post três motivos para que a sua instituição ofereça opções estendidas de crédito estudantil e mantenha. Confira:

1 – Credibilidade no mercado

O crédito universitário funciona como um empréstimo bancário onde o calouro paga para a empresa especializada em financiamentos o valor do curso, com os juros estipulados no contrato. Porém, para oferecer esse benefício aos alunos, a Instituição de Ensino precisa mostrar credibilidade no mercado. Dessa forma, para ser parceiro de uma financiadora é preciso ter uma boa quantidade de alunos matriculados, ter altas notas do MEC e ainda ter um bom corpo docente.
Por isso, manter esses indicadores em alta reflete a integridade da Instituição e mostra para o aluno a qualidade de ensino oferecido. A parceria com uma empresa de crédito estudantil aumenta as chances do aluno escolher a instituição e é uma ótima oportunidade para aumentar a quantidade de alunos.

2 – Incentivo à graduação

O sonho de ter uma carreira profissional está diretamente ligado à qualificação profissional e às oportunidades que surgem nesse trajeto. Porém, a concorrência nas universidades públicas é grande e atende apenas uma parcela pequena dos 9 milhões de universitários. Enquanto isso, as instituições privadas têm sido uma excelente alternativa de pós-graduação para muitas pessoas que estão buscando ingressar no competitivo mercado de trabalho.
Por isso, o crédito estudantil é uma forma de incentivo à especialização e, primeiramente, à educação. Oferecer ao aluno novas opções para pagar os valores das mensalidades é um diferencial que poucas instituições têm disponibilizado.

3 – Expansão dos negócios

A Intersector FIDC, empresa especializada em financiamento estudantil, estima o aumento de alunos matriculados entre 15 a 20%. Com isso, o financeiro se estabiliza e abre a oportunidade de expandir os negócios. O financiamento extingue grande parte da inadimplência e com isso as oportunidades de investimento crescem. Dessa forma, é possível investir em mais turmas, novos cursos e até outras modalidades, como pós-graduação e até mesmo MBAs.
A expansão dos negócios abre oportunidades no mercado além de aumentar a quantidade de pessoas interessadas que podem continuar utilizando do crédito estudantil e promovendo a sua Instituição.

Se você chegou até aqui, conseguiu ter uma visão de como oferecer o crédito estudantil pode ser vantajoso para a sua instituição. Aproveite para ampliar o seu negócio em parceria com a Intersector Fidc, com diversas opções de financiamento para seus alunos.

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